O cafezinho costuma ser um ótimo companheiro. Para acordar, para relaxar após o almoço, para um break no meio da tarde, não importa: ele está sempre por perto. E se você toma café para ficar mais disposta, veja a informação revelada por um estudo: o café é um aliado em situações de stress também.
O estudo foi feito na Universidade de Bristol, no Reino Unido, com 64 voluntários de ambos os sexos – 32 pares, para ser mais exata. Eles fizeram testes de memória, quebra-cabeças, negociação e deveriam falar em público ao final dos testes. Aos voluntários, foram servidos copinhos de café; alguns descafeinados e outros não.
Os pesquisadores observaram a diferença no comportamento diante das situações de pressão e stress para ambos os sexos e notaram que as mulheres que consumiram a cafeína terminaram as atividades 100 segundos antes das demais. Já os homens que consumiram o café levaram 20 segundos a mais para terminar o exercício, quando comparados aos homens que tomaram a bebida descafeinada.
Isso revelou que as mulheres realmente tem uma ação estimulante proporcionada pela cafeína, e que essa reação é positiva ao lidar com situações de stress. Para os homens, o efeito é contrário – por isso, recomenda-se que eles não tomem muito café no trabalho. Para as mulheres, estaria liberadíssimo o consumo.
Fonte: Meia Fina