Antes de comprar uma máquina de lavar roupa, temos que considerar:
• O espaço: Calcule o lugar que vai destinar para o aparelho. Pense no futuro, pois é um aparelho que pode não ficar conosco por muitos anos.
• A quantidade de carga: há máquinas de lavar roupa que suportam de 5 a 6 quilos, e outras mais poderosas de até 11 quilos. É importante avaliar como será a função da máquina, contemplando a quantidade de roupa suja por semana.
Não é a mesma funcionalidade se for para um casal do que se for para uma família com crianças pequenas.
• O tipo de carga: a máquina de lavar pode ser de carga frontal ou horizontal.
As de carga superior, muitas vezes são mais estreitas, ocupando assim menos espaço, e nelas podemos interromper a lavagem para acrescentar mais roupas em qualquer momento.
• A centrifugação: o número de rotações por minuto (RPM) é um dado importante.
Determina quanto a roupa ficará seca após a lavagem. Para aqueles sem um lugar para pendurar roupas, o ideal é que fiquem apenas úmidas.
• A função anti-rugas: quanto maior a velocidade de rotação maior será a quantidade de rugas, mas hoje muitas máquinas vêm com o sistema anti-rugas ou controle de centrifugação para medir sua intensidade.
• Time manager: permite controlar o tempo de lavagem. Nós podemos decidir quanto tempo dedicamos à lavagem das roupas em relação à sujeira e o tempo disponível.
Hoje as máquinas de lavar roupa vêm com muitas funções, combinações, lavagens de acordo com o tipo de vestuário, alertas automáticos e outras atrações. Mas é importante não perder de vista os aspectos fundamentais para a escolha de acordo com nossas necessidades.