quinta-feira, 7 de julho de 2011

Gordura gera compulsão

Uma pesquisa feita por cinco cientistas aponta que a gordura é o vilão da compulsão por comer. Essa conclusão veio depois da verificação de que ao se comer algo rico em gordura, como batata frita, é gerada uma compulsão muito mais difícil de parar do que quando se começa a comer um doce. E isso é explicado por um processo físico. 



Ao ingerir comida gordurosa, um sinal vai para o cérebro. Da sua parte, o cérebro envia um sinal para o intestino por meio do sistema nervoso e nesse ponto o intestino ativa substâncias químicas chamadas endocanabinóides. São elas as responsáveis por dizer para o corpo comer o máximo que agüentar, já que a gordura pode ser acumulada no corpo e servirá para momentos de necessidade. Só que para muitas pessoas essa necessidade nunca vem, e daí o acúmulo de gordura. Esse processo não ocorre quando são ingeridos açúcares e proteínas.
A solução seria cortar esses endocanabinóides. Porém, há um risco, pois eles, quando estão presentes no cérebro, têm função importante de produzir bem-estar nas pessoas. Eliminá-los pode causar depressão. Porém, se um tratamento conseguir eliminar os endocanabinóides presentes no intestino, a gordura já não será algo tão viciante. 

0 comentários:

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More