O Instituto Tomie Ohtake realiza a exposição Miragens, idealizada por Rodolfo Athayde e com curadoria de Ania Rodríguez. A mostra reúne 58 obras de arte contemporânea, de 19 artistas destacados no cenário internacional, que têm em comum em suas produções o universo cultural islâmico.
“Miragens” que passou anteriormente pelo CCBB-RJ, busca confrontar através da poética dos artistas reunidos, a imagem estereotipada que o Ocidente acabou desenvolvendo sobre o Islã e sua cultura. As obras mostram a diversidade de perspectivas que podemos encontrar na arte realizada em países do Norte da África e Oriente Próximo, ou a partir da França, Reino Unido, Estados Unidos, Holanda e Alemanha - como partes de importantes diásporas.
As fotografias de Shadi Ghadirian, por exemplo, dão conta disso; nelas a artista se apropria do estilo “retrato de estudio”, introduzido no Irã no final do século XIX, para propor um conjunto de anacronismos com objetos modernos importados do Ocidente: telefones, aparelhos de som, aspiradores.
As mesmas tensões e diálogos podem ser encontrados na obra inédita de Mounir Fatmi “Entre linhas”, uma lâmina de serra de grande formato com inscrições em caligrafia árabe, onde a beleza e a aparência de fragilidade da filigrana que é produzida contrasta com a rudeza e a violência implícita do material e com as ameaçadoras bordas dentadas. Ou e na obra de Sener Ozmen, onde uma espécie de super-homem interpretado pelo próprio artista dedica-se a cumprimentar Alá.
Temporada: 10 de fevereiro até 03 de abril
Horário: De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada: franca
Local: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201
Horário: De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada: franca
Local: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201
0 comentários:
Postar um comentário